segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Dois dias, dois dias!

Final de semana após 4 sem descanso, tirei folga da correria do trabalho e das perturbações momentâneas do fim de faculdade. Vi dois ou três filmes 'bobos' na televisão, que há tempos eu não sentava no velho sofá branco pra assistir... Depois de rir com uma sequência de seriados e desistir de tentar passar de canal, ainda consegui ler uma boa revista e tirar conclusões sobre um ensaio filosófico apresentado na aula de sexta. Adiantei alguns trabalhos e em pleno domingo, quase dez e meia já estava de pijama tentando dormir. Virei e baguncei os lençóis, desisti do cobertor e enfim descobri o que me encomodava: a falta do que fazer! Sorri ao som de uma nova música e acordei de bom humor...

Corri até a "oncoclin" e me deparei com histórias de cortar o coração. Fechei o riso e pensei o dia todo num nome que me comovera só pelo sorriso: Damaris. Hoje,depois de alguns meses de quimioterapia, depois de tirar o útero e mais vezes na sala de quimio, ela sorria e me contava que o ralo cabelo, que nascera após a cirurgia ia ser arrancado outra vez. Pensei o dia todo no sorriso mais bonito que encontramos lá, um sorriso de 20 anos, assim como o meu, mas que tinha passado por muito mais coisas que eu podia imaginar. Pude ver nos olhos dela a tristeza de menina ao perder o cabelo, e a de mulher por perder o útero. Não chorei porque ela sorria espontâneamente por estar quase no fim do tratamento. Depois disso, passei o dia todo imaginando a que horas seria o fim dos cachinhos que nasciam timidamente... Foi de arrepiar corpo, coração e a alma. Foi de tirar o fôlego quantas horas passei me colocando no lugar dela, e pensando que a falt do que fazer no domingo deve ter sido maior ou mais intensa no dela, a esperar pelas últimas etapas da quimio. Não quero mais reclamar de nada, de nada! Quero que o sorriso dela ilumine tanto outras pessoas como iluminou meu dia. Boa sorte pra ela!

Um comentário:

  1. Renata, fiquei sem palavras... Você disse o que deveria ser dito. Esgotou tudo o mais...

    Que o sorriso que você viu no rosto da Damaris sirva para iluminar o dia de todas as mulheres do mundo.

    ResponderExcluir